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28/03/2018
Cegero investiu mais de R$ 3,8 milhões e reduziu R$ 570 mil em despesas no ano de 2017
Foram mais de R$ 3,8 milhões em investimentos, R$ 570 mil em redução de custos, R$ 280 mil para manter a iluminação pública e R$ 120 mil destinados a entidades durante o ano de 2017. Este foi o relatório de gestão apresentado pelo Conselho Administrativo da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), durante a Assembleia Geral Ordinária realizada no Auditório Danilo Niehues, a partir das 19 horas de hoje, quarta-feira, 28 de março.
Os números detalhadamente foram apresentados aos sócios de forma impressa e também através de explanações. Os 45 associados presentes votaram favoráveis por unanimidade em relação aos investimentos feitos e os investimentos pretendidos pela cooperativa durante o ano de 2018 que soma um montante previsto de R$ 2,5 milhões. Durante a assembleia foi aberto espaço para questionamentos/perguntas.
Também foi apresentado, deliberado e aprovado pelos sócios o balanço patrimonial, demonstração das sobras ou perdas apuradas, destinação das sobras apuradas, fixação do pró-labore do presidente e cédula de presença para as reuniões do conselho fiscal e membros do conselho administrativo. Na ocasião, ainda, foi realizada a eleição e posse dos membros do Conselho Fiscal para o exercício de 2018, com apenas uma chapa oficializada.
O pró-labore do presidente para 2018 foi aprovado em R$ 13.833,23 e a cédula de presença para os membros dos Conselhos Administrativos e Fiscal passou para R$ 965,11 por reunião. O percentual autorizado foi de 3% referente aos valores até então recebidos.
Na ocasião, foi lido os pareceres favoráveis da Audiconsult Auditores e do Conselho Fiscal em relação a posição patrimonial e financeira da Cooperativa.
No caso da sobra colocada à disposição da assembleia de R$ 173.518,17 os sócios acataram a sugestão do Conselho Administrativo de destinar ao Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social) que somado ao valor estatutário anual de R$ 57.839,39 totalizará R$ 231.357,56. Ainda sobre o Fates a assembleia autorizou o Conselho Administrativo a destinar os recursos para a Unidade Básica Central de Saúde (Pronto Atendimento), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Apae, Hospital Santa Teresinha e a pedido do sócio José Luiz Madeira será analisada a possibilidade de repasse para o Fundo Especial para Infância e Adolescência de São Ludgero (Fia).
O novo Conselho Fiscal eleito e empossado ficou constituído da seguinte forma: Matias Weber (1º Conselheiro Fiscal Efetivo), Roger Philippi (2º Conselheiro Fiscal Efetivo) e Jairo De Bona Da Silva (3º Conselheiro Fiscal Efetivo). Na suplência ficou João Batista A. Pereira (1º Conselheiro Fiscal Suplente), Djon Zomer (2º Conselheiro Fiscal Suplente) e José Luiz Madeira (3º Conselheiro Fiscal Suplente).
O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, avalia positivamente o resultado da assembleia e diz que o objetivo é seguir conduzindo os trabalhos com transparência, sanando todas as dúvidas dos sócios e fazendo uma gestão eficiente. “Agradeço a presença de todos os sócios, aos colegas do Conselho de Administração e o trabalho desenvolvido pelos membros do Conselho Fiscal”, ressalta.
A Cegero recebeu um total de 9.149 solicitações em 2017, distribuiu 139.528.208 kWh, teve um crescimento no consumo de 4,32% se comparado ao ano de 2016 e fechou o ano com 5.879 ligações.
Abaixo conheça detalhadamente o Relatório da Gestão com as principais atividades e investimentos realizados no ano de 2017:
1. Readequação dos serviços de terceiros nas áreas de poda e roçada de redes, leitura e entrega de faturas, corte e religação de energia, com otimização de pessoal próprio e redução de despesas na ordem de R$ 30 mil mensais.
2. Melhorias na administração, redução de pró-labore e cédulas de presença de reuniões dos conselhos de administração e fiscal possibilitando uma redução de gastos de R$8.500,00 mensais.
3. Feito contenção de despesas com obras e serviços particulares, reduzindo assim os gastos com materiais em torno de R$ 25 mil mensais.
4. Colocado à disposição do associado serviço de guindaste mediante agendamento no valor de R$ 50,00 por hora.
5. Adquiridas 2 motocicletas modelo Honda NXR 160 BROS ESDD para serviços de leitura e entrega de faturas no valor de R$ 27.000,00.
6. Para atender a demanda foram instalados novos transformadores no sistema de distribuição, potencializados vários circuitos, substituídos transformadores que apresentaram defeito, realizada a correção de demanda de cada circuito, dimensionando suas potências de transformação, maximizando com isto os equipamentos e eliminando problemas com quedas de tensão, aquecimento, transformadores a vazio, perdas de energia. Nestas melhorias foram investidos R$ 116.863,74 entre transformadores novos e conserto dos danificados;
7. Aplicados cabos de cobre e de alumínio de várias bitolas, em ramais de ligação, construção, manutenção e ampliação de redes de distribuição de alta e baixa tensão, aterramentos, redes de distribuição para associados, com custo total de R$ 250.690,30;
8. Dando continuidade às melhorias em suas redes de distribuição de energia, na manutenção e construção de novas redes de distribuição de alta e baixa tensão, foram utilizados 747 novos postes de várias bitolas no valor R$ 273.643,00, e também, 448 cruzetas novas de concreto, fibra de vidro ou metálica no valor de R$ 57.081,20, totalizando investimento de R$ 330.724,20;
9. Investimos R$ 67.757,06 em 1.118 isoladores novos tipo bastão polimérico e pilar para aplicação e novas redes e também manutenção de redes já existentes;
10. Foram utilizados 115 para raios novos de média tensão, na instalação de novos transformadores, novos pontos de proteção e reparo dos para raios danificados no valor total de R$ 13.884,50;
11. Com relação à instalação e manutenção da iluminação pública, foram utilizadas no ano de 2017, o total de 864 lâmpadas, sendo 680 unidades de 70Watts, 55 de 150W, 77 de 250W, 46 de 400W e 6 de 2000W, no valor de R$ 18.504,70, também 325 reatores no valor de R$ 16.854,30 e demais acessórios, como relês, chaves magnéticas, luminárias e refletores no valor de R$ 22.410,30, com investimento total em iluminação de R$ 57.769,30;
12. Adquiridas e aplicadas 168 chaves fusíveis, 3 chaves fusíveis religadoras e 62 chaves seccionadoras no total de R$ 67.826,80;
13. Investimentos em cabos de cobre e hastes de terra, para aterramento e proteção de redes, utilizados em novos transformadores, seccionamento e final de redes de baixa tensão, para-raios de alta e baixa tensão, correção de aterramento em transformadores antigos, no total de 875,40 kg de cabos de cobre de 25, 35 e 50 mm2 no valor de R$ 28.191,94 e 330 hastes de terra R$ 11.589,00 no valor total de R$ 39.780,94;
14. Construímos nova rede de AT e BT na Rua Zezo Dácio, entre SC 108 e trevo da Rua Dona Gertrudes no bairro Divina Providencia com valor total R$111.522,65;
15. Executada a reforma com melhorias da rede da Ponte Baixa/Barra do Norte, trecho entre o associado Gervásio Meurer e Vicente Vieira com custo de R$ 158.139,82;
16. Feita a reforma e melhorias de rede na região de Rio das Furnas no valor de R$ 49.153,68;
17. Construída rede nova a partir SC 108 acesso Rio Pinheiros até a capela da comunidade, com adequação para manobras entre os alimentadores, valor investido R$ 101.439,95;
18. Realizamos a construção, ampliação e melhoria das redes de distribuição de energia elétrica da Cegero, assim como construção e manutenção de redes dos associados, total de 509 projetos realizados, no valor aproximado de R$ 1.218.311,61 em materiais e R$ 852.818,12 de mão de obra. Total R$ 2.071.129,73;
19. Aquisição de 447 medidores de energia, de diversos modelos e equipamentos destinados a medição de energia (chaves de aferição, transformadores de corrente e de tensão) no total de R$ 130.00,80;
20. Aquisição de vestimentas de segurança (uniformes para eletricistas), equipamentos de proteção individual e proteção coletiva, ferramentas diversas, no valor total de R$ 41.804,43;
21. Contratamos equipes terceirizadas de linha viva para construção e manutenção de redes, reduzindo ao máximo desligamentos da energia durante as obras e na manutenção detectadas pela inspeção termográfica das redes, com valor dispendido de R$ 281.446,75;
22. Alienação de 3 veículos no montante de R$ 146.000,00 e otimização dos demais proporcionando redução de custos e despesas.
23. Realizados treinamentos diversos aos colaboradores no valor de R$40.329,90, participação do Sescoop R$ 36.070,00 e Cegero com R$ 4.259,90;
24. Realizada a implantação de automação dos consumidores grupo A4, no total de 34 medições e da medição da Celesc na subestação Cegero, permitindo acompanhamento em tempo real do consumidor, com alertas nos problemas de medição, especialmente na queima de medidor, cuja ocorrência dispara alarme identificando o problema. Custo da implantação R$ 26.462,00;
25. Neste ano, o reajuste na compra de energia foi em média 19%, sendo que o repasse foi de 11,5%, cuja diferença foi absorvida pela Cooperativa através de redução de custos e despesas;
26. Incorporado nas perdas de energia elétrica o consumo de 1.238.485 kWh da iluminação pública de 2017 com um custo aproximado de R$ 225.340,30;
27. Foi aprovada e doada em assembleia geral ajuda financeira ao Posto de Saúde R$ 80.000,00. Para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e APAE de São Ludgero, R$ 15.000,00 cada. Total R$ 110.000,00.
28. Liberamos ajuda financeira à CME de São Ludgero no valor de R$ 10.098,00.
Diretoria e membros do Conselho Administrativo da Cegero
Francisco Niehues Neto – Presidente
Jânio Dinarte Koch – Vice-presidente
Valentim Baschirotto – Secretário
Davi Vronski Paegle – 1º Conselheiro de Administração Efetivo
Franckli Djeisckon Libanio - 2º Conselheiro de Administração Efetivo
Tito Hobold - 3º Conselheiro de Administração Efetivo
Joacy Schlickmann Niehues - 4º Conselheiro de Administração Efetivo