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10/12/2012
Cooperativa a um passo das Redes Inteligentes
Com o objetivo de centralizar pessoal, informações, equipamentos e processamento de dados destinado a exercer funções objetivando assegurar a correta operação e o perfeito funcionamento do sistema elétrico de distribuição da Cegero, em 2006, foi colocado em funcionamento o Centro de Operação da Distribuição (COD). Os últimos investimentos foram realizados este ano e a tecnologia de ponta coloca a cooperativa em um patamar de destaque e a um passo das redes inteligentes.
Nos seis anos de funcionamento, inúmeras foram as mudanças ocorridas no COD e na própria estrutura operacional da Cegero em função dos grandes investimentos realizados no sistema de distribuição, principalmente na área de tecnologia e automação. Atualmente, com uma equipe de profissionais qualificados na área elétrica, o COD é destinado a exercer as ações de supervisão, controle e operação da subestação e do sistema elétrico, à distância, através do Sistema Digital de Supervisão e Controle (SDSC), executando ainda as ações de coordenação e controle das equipes técnicas de campo durante as intervenções, serviços realizados no sistema elétrico de distribuição e potência (SEP).
Após os últimos investimentos realizados, entre os anos de 2010 e 2012, o sistema elétrico da cooperativa passou a ter, além da subestação, oito religadores automatizados e instalados em pontos estratégicos do sistema, sendo os mesmos controlados em tempo real pelo COD. Em outras palavras, a energia elétrica distribuída é toda monitorada e controlada da própria sede administrativa da Cegero, onde há, por exemplo, a possibilidade de se desligar ou religar todo o sistema elétrico ou parte do mesmo, sem a necessidade do deslocamento de equipes. A mesma operação, inclusive, pode ser realizada de um aparelho celular devidamente capacitado e autorizado de qualquer lugar do planeta, desde que haja sinal disponível para tal. Todos esses investimentos trouxeram inúmeros benefícios, tornando o sistema elétrico mais seguro, confiável e eficiente, dando mais rapidez no atendimento as ocorrências e resolução das mesmas, beneficiando assim, principalmente, os consumidores.
Primeiros medidores inteligentes serão instalados nas indústrias
Segundo o Técnico do Centro de Operação da Distribuição (COD), Flávio Schlickmann e o Engenheiro Eletricista Adriano V. Maurici, o futuro esta aí e o primeiro passo para as Smart Grids (redes inteligentes) foi dado.
O próximo passo segundo eles é estudar a possibilidade de, já em 2013, iniciar a implantação dos SmartMeters (medidores inteligentes) nas indústrias, havendo, ainda, a possibilidade de automatizar também os reguladores de tensão, aumentando com isso ainda mais a qualidade da energia elétrica. Quanto à implantação dos SmartMeters nas residências, a princípio não existe previsão, visto que antes é preciso adequar a estrutura física do COD. “E para isso, envolve a construção de um novo Centro de Operação e alocação de inúmeros recursos. Também não podemos esquecer a regulamentação da Aneel com suas inúmeras exigências a serem cumpridas e conseqüentemente mudanças, o que nos tomará tempo e atenção. Porém, nossas perspectivas são boas, visto o grande incentivo dado pelo governo e pela própria Aneel a essas inovações. Portanto, acreditamos que num futuro próximo essas tecnologias já estarão presentes também nas residências”, esclarece o Engenheiro. “O objetivo é construir futuramente um Centro de Operação com o que há de mais moderno no mercado, fazendo do mesmo não somente uma referência estadual, mas também nacional”, completou Adriano.
Num futuro próximo os consumidores terão a possibilidade de acompanhar o seu consumo em tempo real através da sua TV ou do seu celular. O Centro de Operação terá acesso, em tempo real, a todas as unidades consumidoras, podendo efetuar leituras, cortes, análises de energia e outros, sem a necessidade de um técnico presente no local. As ocorrências de falta de energia ou problemas nas unidades consumidoras serão captadas e analisadas pelo COD no mesmo instante que ocorreram, e antes mesmo do consumidor pegar o telefone e ligar para a Cegero informando o problema, o COD já acionou uma equipe para se deslocar até o local. “Isso já ocorre, atualmente, através dos religadores automatizados, porém, de forma mais ampla, abrangendo uma determinada região e não somente um único consumidor”, detalha o técnico Flávio Schlickmann.