Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

15/02/2014

Plantações de eucalipto próximas as redes resultam em prejuízos

   Mais de 90% do número de ocorrências atendidas pela Cegero no final da tarde do dia 13 e também no dia 14, dias de muita chuva e ventos fortes, foram motivadas por árvores na rede, a maioria eucaliptos.
   Segundo o Gerente Técnico da Cegero, Jacson Della Giustina, de todos os atendimentos feitos foram apenas dois transformadores queimados por descargas elétricas, dois atendimentos referentes a postes caídos e alguns atendimentos relacionados a chaves fusíveis que desarmam justamente para proteger os circuitos das redes de distribuição. “O pedido é para que as pessoas não plantem eucaliptos próximo ou debaixo de redes. Agindo assim os sócios estarão contribuindo para que a própria Cooperativa, que é de todos, tenha menor custo com manutenção das redes, bem como melhoria na qualidade e confiabilidade na energia distribuída”, declarou. Ele acrescenta que é preciso levar em consideração, ainda, o tempo que leva para restabelecer a energia elétrica. “Por mais que a equipe da Cegero seja rápida e possua todos os equipamentos necessários, no caso de árvores nas redes de distribuição, muitas vezes o tempo para restabelecer a energia causa prejuízos aos próprios associados. Em relação a quinta e sexta passada houve um empenho de todos da equipe de campo”, completa. O Engenheiro Eletricista, Adriano Maurici, lembra que além dos transtornos ocorridos com a falta de energia, custos com a manutenção, motivada em mais de 90% das ocorrências pelo cultivo de eucaliptos próximos das redes de distribuição de energia, há ainda os riscos de acidentes com choques elétricos. “O plantio de árvores devem respeitar distâncias mínimas da rede elétrica, sendo que a importância no cumprimento das distâncias se reflete principalmente na confiabilidade e qualidade no fornecimento de energia, pois uma das principais causas de interrupções de energia observada é no contato de árvores e galhos com os cabos de energia, que podem ser rompidos em caso de quedas, gerando riscos à população”, observa o Engenheiro.
  O estatuto da Cegero, que deve ser observado por todo associado, prevê o corte das árvores que podem causar danos às redes e ao próprio associado. Porém, muitas vezes, a Cooperativa encontra dificuldades para que o associado entenda os prejuízos e os riscos que o cultivo de árvores próximas das redes pode causar. No caso de espécies de eucalipto, por exemplo, que podem atingir até 30 metros de altura, a recomendação técnica é de que no mínimo o afastamento lateral das redes seja de 12,5 metros, fornecendo uma margem mínima de segurança para as pessoas e animais que circulam nessas áreas.

Crédito de Fotos: Fernando Sombrio/Rádio Voz Livre